Em tempos de “Fake News”, no que devo acreditar sobre o Corona Vírus (COVID-19)?

Em tempos de “Fake News”, no que devo acreditar sobre o Corona Vírus (COVID-19)?

É do conhecimento de todos que estamos vivenciando uma nova moda nada boa, proporcionada pela disseminação de notícias falsas, mais conhecidas como “Fake News”. Este tipo de notícia, pode ter várias finalidades, mas a principal delas, é gerar renda com anúncios para sites que não tem pudor em disseminar qualquer que seja a mentira em busca do lucro a todo custo.

Quanto mais passamos nosso tempo na internet, utilizando as redes sociais, ou aplicativos de troca de mensagens, nos deparamos com um gigantesco número de notícias falsas sendo compartilhadas como verdadeiras, pelo simples fato de possuírem informações interessantes, ou os títulos das notícias possuírem cunho de interesse do compartilhador.

E partindo deste ponto de vista, nos cabe a pergunta? Como saber a veracidade de todas as notícias que lemos? Na verdade, para que possamos ser usuários conscientes deste novo mundo contagiado de besteiras compartilhadas inefreavelmente, precisamos de cuidados simples na verificação dos links e das notícias.

Sites como Fato ou Fake (https://g1.globo.com/fato-ou-fake/) pode nos ajudar a saber sobre se as noticias existentes são verdadeiras mesmo. Vale lembrar que está muito fácil a propagação das mentiras, já que possuir um celular e compartilhar com amigos e família, pode ser feito por qualquer mesmo sem muito conhecimento.

Consertar o mundo todo de uma vez não dá! Mas fazer nossa parte, não é tão inalcançável assim, basta ter um pouco de bom senso, e caso realmente estiver dispondo de tempo averiguar os links que achamos interessante compartilhar, antes de compartilhar!

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda? Chama